
Brindes que Contam uma História: A Importância da Narrativa no Marketing Corporativo
Histórias! Somos movidos por elas desde que o mundo é mundo e não conseguimos imaginar um lugar onde elas não povoem nossa imaginação. Sim, as narrativas que circulam em rodas de fogueira, páginas de livros e nas conversas do dia a dia também estão presentes no universo das marcas.
No mundo do marketing, cada serviço, cada produto e, claro, cada brinde tem o potencial de carregar uma boa história. Basta contá-la do jeito certo e pronto! A mágica do encantamento acontece.
A seguir, você vai entender como inserir a narrativa da sua história no marketing corporativo para atingir o coração do seu público de maneira eficaz.
Vamos lá?
Por que contar uma história através dos brindes?
Já passou minutos lendo uma narrativa que nem era do seu interesse só porque ela era bem contada? Isso aconteceu porque, de alguma forma, ela te despertou curiosidade ou te fez querer saber como aquilo terminava. Esse é o poder das boas histórias.
Elas são capazes de criar conexões reais, identificação e sentimentos que representam valores.
Um brinde que carrega uma história não é um simples objeto. Ele tem significado, persuasão, memória.
As marcas que aprenderam a contar boas histórias não são esquecidas facilmente. Brindes com narrativa são capazes de:
- Fortalecer a identidade da marca de forma autêntica;
- Gerar mais engajamento nas redes e no boca a boca;
- Transformar clientes em defensores da empresa;
- Criar memórias afetivas ligadas ao negócio;
- Aumentar a percepção de valor do presente e da própria empresa.
Veja um exemplo real de como aumentar a percepção de valor e contar boas narrativas a seguir.
Em certa ocasião, a Havaianas lançou uma coleção de chinelos inspirados na cultura brasileira para divulgar nossa identidade no exterior. Imagine uma empresa oferecer como brinde os chinelos dessa coleção.
Ao distribuir esse presente, a empresa não está só ofertando um par de chinelos, mas oferecendo um pedaço da cultura brasileira — com suas cores, alegria, descontração e estilo de vida único.
Isso cria conexão, empatia e admiração. Em outras palavras, entregar brindes que contam histórias é uma demonstração de zelo pela experiência do cliente, com itens que fogem do óbvio e entregam além do básico.
Como criar brindes que contam histórias?
Histórias aleatórias não vendem, certo? Portanto, antes de pensar em qual brinde distribuir, escolha o tipo de mensagem que vai transmitir. Pense também em como esse presente pode realçar os valores da empresa e a missão da campanha que vai promover.

Aqui vão algumas estratégias que funcionam muito bem:
- Escolha materiais com propósito: produtos sustentáveis, reciclados ou feitos por comunidades locais trazem consigo uma história de impacto social ou ambiental.
- Conte a origem: inclua um tag, um cartão ou até uma embalagem personalizada que explique a inspiração do brinde, sua utilidade e o que ele representa.
- Alinhe ao momento: um brinde para celebrar uma conquista da empresa, uma nova fase ou uma campanha especial conecta o presente a um marco específico da sua história.
- Personalize além do nome: inclua frases, datas, ilustrações ou elementos que façam sentido para aquele público específico. Isso gera identificação instantânea.
- Integre com ações digitais: use QR Codes que levem a vídeos, depoimentos ou bastidores que ampliem essa história.
Esse é o passo a passo completinho para você criar uma boa narrativa e fazer do item mais do que um presente. Sim, o público deve sentir que aquilo representa a relação entre ele e a empresa que o presenteou.
Se a pessoa que receber o brinde se conectar com a história, pode ter certeza: ela também se conectará com quem a contou. Brindes assim passam a fazer parte da rotina do cliente e deixam de ser apenas objetos descartáveis.
Exemplos práticos e sugestões de brindes com narrativa
Bom, até agora temos a teoria. Mas e, na prática? Como transformar brindes comuns em verdadeiros contadores de histórias?
Confira a lista que preparamos com itens que podem se tornar verdadeiros protagonistas de qualquer narrativa:
- Brindes de memória afetiva: se sua empresa tem uma história longa, que tal criar um brinde comemorativo? Uma caneca estampada com os primeiros logos da empresa, um calendário com fotos antigas ou um kit nostálgico mostrando sua evolução ao longo do tempo.
- Brindes tecnológicos com propósito: power banks, suportes para notebook ou hubs USB podem representar inovação, praticidade e conexão, reforçando que sua empresa está antenada no que há de mais atual.
- Kits de bem-estar: pode incluir massageadores, um caderno e um chá, com um bilhete com mensagem inspiradora.
- Sustentabilidade em foco: sacolas ecológicas, canecas reutilizáveis ou blocos de papel reciclado podem carregar a mensagem da sua preocupação com o meio ambiente. Conte a história por trás do material.
E aí? Curtiu algum item? Então, dê uma passada em nossa loja virtual e confira muitas outras sugestões de presentes que contam exatamente a história que você quer transmitir.
Equipe Samurai Brindes
Veja também outros conteúdos

Brindes Personalizados para Fortalecer Programas de Incentivo Corporativo
